domingo, 26 de maio de 2013

Como fazer uma reforma barata

Duas certezas que sempre podem nos acompanhar: A nossa residência volta e meia exigirá algum tipo de reforma; invariavelmente a reforma costuma ser cara, e mais custosa do que o esperado. Por conta desse problema, iremos listar algumas dicas e sugestões, a fim de minimizar o impacto que as reformas tem no orçamento, e sim, tentar fazer uma reforma barata, na medida do possível.

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO

Como dissemos, reformar sempre será necessário, pois tudo tem uma vida útil, e se desgastará e por será necessário algum tipo de reforma. Sendo assim, anteveja esse momento, e se prepare para ele, a fim de tentar diminuir o impacto que ele terá no orçamento. Se você for assentar um piso em sua casa, por exemplo, compre uma quantidade extra de cerâmica, e a deixe guardada em sua casa. Dessa forma, se alguma cerâmica se quebrar, você irá nas reservas, e a substituirá. Se você não fizer isso, corre o risco de não encontrar uma nova cerâmica com a pintura e padrão da que já está em sua casa. E talvez iria ter que trocar todas as cerâmicas de sua casa, para manter a harmonia e padrão. Com a cerâmica reserva, você não terá esse problema. O mesmo vale para fechaduras, trancas, torneiras, etc. Qualquer componente de sua casa, que não se degradar com o tempo, se ficar armazenado adequadamente, deve ser comprado de antemão.
271671140 24cc8c7b98 z F550x450 Como fazer uma reforma barata

ECONOMIA TOLA VERSUS ECONOMIA INTELIGENTE

Certas economias no final podem se revelar uma grande desvantagem. Se cada item tem uma vida útil, vale muito a pena investir um pouco mais em itens de maior qualidade, para aumentar essa durabilidade. Dessa forma, ao invés de ter que comprar uma peça nova de baixa qualidade frequentemente, é melhor comprar uma mais cara, e mais durável.
Igualmente, vale a pena investir um pouco mais no design dos ambientes, e na forma como eles são estruturados, a fim de facilitar sempre a manutenção. Itens como fiação e encanamento, por exemplo, devem ficar protegidos, mas ao mesmo tempo mapeados, e acessíveis, a fim de evitar ter que quebrar vários metros de parede, para descobrir onde está o defeito.

COLOCANDO AS MÃOS NA MASSA

Um dos custos mais elevados numa reforma ou construção, é a mão de obra. Para economizar vale muito a pena aprender alguns conhecimentos básicos de hidráulica, elétrica, carpintaria, etc. Assim você evita os custos da contratação de um profissional especializado para realizar pequenos serviços. Mas aqui devemos nos lembrar novamente da economia tola versus economia inteligente, se as reformas necessárias forem simples faça você mesmo, se forem mais complexas, não deixe de contratar um profissional. Alguns itens da reforma, como a mencionada elétrica e hidráulica, podem te gerar extremos transtornos, gastos e problemas, se forem mal-feitas. Portanto, avalie caso-a-caso, e tome a melhor decisão.
271670520 53fb37f691 z F550x450 Como fazer uma reforma barata

FAÇA MUITAS PESQUISAS

Quanto mais orçamentos você fizer, antes de comprar o material necessário para a reforma, melhor será. Assim você poderá escolher os melhores materiais e preços. Igualmente, antes de contratar um profissional, peça referências, converse com outros clientes por ele atendido, e negocie o preço. E sim, consulte quantos profissionais que estiverem disponíveis, para escolher o melhor.
Esperamos que nossas dicas lhe auxiliem a fazer uma reforma barata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário